O Calor Quando Você Treina Ao Ar Livre

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O Calor Quando Você Treina Ao Ar Livre

Este verão está sendo um dos mais quentes da última década. São boas notícias para a vida social, o guarda-roupa e desfrutar do sol na praia, a piscina, mas não são tão boas para os treinos ao ar livre e, sobretudo, para os corredores, ciclistas, skatistas.
No verão, os progressos realizados durante os meses anteriores sobre a resistência, distância percorrida e velocidade, desaparecem eclipsados pelos suspiros ao percorrer um par de quilómetros. Isto é devido ao aumento do calor e esforço que sofre o corpo, já que 30% da energia destinada à realização do treinamento e o 70% restante, é para esfriar o corpo. Para mais calor, maior o fluxo de sangue que se destina à pele, para ajudar a manter a temperatura.
Quanto menos sangue disponível para os músculos que estão se exercitando, mais aumenta o ritmo cardíaco e a mais cara será a intensidade. Por este motivo, não é uma ilusão que custe mais esforço de treinar, mas que realmente o treinamento está sendo mais difícil e caro para o corpo e a mente. Assim como o fluxo sanguíneo nas pernas diminui para compensar o aumento de calor no corpo e esta é a causa por que diminui a velocidade e o desempenho.

Não é só o calor, é a umidade!
Há que ter presente que, tal como o calor afeta o corpo, a umidade também é um fator a ter em conta. Quando há umidade, o suor da superfície da pele não evapora com facilidade e é mais difícil de baixar a temperatura do corpo e se livrar do calor. Como consequência um maior volume de sangue dirigido à pele para manter a temperatura, deixando menos fluxo sanguíneo nos músculos que realizam o exercício. Isso faz com que ainda seja mais caro finalizar o treinamento.

Outro fator a ter em conta são os raios UV,

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já que aquecem mais a pele e aumentam o risco de queimaduras. Estudos recentes descobriram que a temperatura da pele é mais importante que a temperatura central real. Por conseguinte, se mantém a pele fresca, mojándola com água e evitando uma exposição contínua ao sol, aumenta o fluxo de sangue no sistema central, melhorando o desempenho do exercício, mesmo que a temperatura corporal aumenta mais do que o normal.

Mas nem tudo são más notícias… A boa notícia é, que demora entre 1 a 2 semanas em acostumar-se com os treinos sob o sol. Neste espaço de tempo, aumenta o volume de plasma no sangue e a sudorese é mais fácil. Psicologicamente, o cérebro e a mente começam a adaptar-se a trabalhar em climas mais quentes.
Até que o corpo se adapta ao calor e faz as alterações mencionadas anteriormente, há que reduzir o treinamento a 50% e depois ir aumentando gradualmente até voltar a treinar a 100%. Este processo tem uma duração entre 9 e 13 dias. Por outro lado, é muito importante se hidratar durante todo o dia, levar água durante o treino calcular a rota para fazer algumas paradas nas fontes.

Se o treinamento dura 1 hora a mais,

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não só você tem que beber água, mas também ingerir alguma bebida esportiva com electrolitros de substituição. Além disso, é recomendável colocar gelo na água, assim se mantém fria e ajuda o corpo a suportar o calor. Mas nunca saltar por cima dessa água fria, porque contrai os vasos sanguíneos da cabeça e quando o sangue volta a medula pode causar um superaquecimento rápido.

Para refrescar e melhorar a temperatura da pele e o corpo, você tem que derramar a água morango (não fria) para a cabeça e os braços, é a melhor forma de combater o calor. Thermatcha funcionaConutherm funciona também.